Grupo Conserpa Enger

Como organizar o orçamento para comprar imóvel

Você está pensando em comprar imóvel? Essas dicas te ajudam a saber se você está preparado

Comprar um imóvel é um grande investimento e, precisa ser planejado com cuidado, para que você não dê um passo maior do que a perna ou, até mesmo seja surpreendido e acabar gastando mais do que deveria.

Muitas vezes, a compra de um imóvel envolve o comprometimento da renda por muito tempo, devido a financiamentos e, é preciso estar preparado para encarar isso.

Por outro lado, é possível fazer pequenos ajustes e planejar sua renda para que você não tenha surpresas durante a compra. A compra de um imóvel é uma compra de alto valor agregado e, não deve ser feita por impulso, muito menos sem planejamento.

Se você está pensando em comprar imóvel, separamos algumas dicas que podem ser úteis para ajudar na organização financeira antes de você comprometer suas economias e parte da sua renda.

Desde que eu estou vendendo nossa casa e olhando para comprar outra, eu penso em partilhar algumas das minhas dicas de orçamento para os compradores.

#1. Analise as suas finanças

Como você sabe qual é o seu poder de compra, se você não tem as suas finanças organizadas? Ao analisar suas finanças, você pode ver qual é a sua situação atual. Além disso, a compra de um imóvel é um processo cheio de burocracia.

Você precisa estar pronto para responder todo o tipo de pergunta e, se acostumar a elas. Perguntas como: você já possui algum imóvel? Você tem dívidas? Qual é a sua taxa de endividamento?

Essas são algumas perguntas que você terá que responder e, por conta disso, é importante que você já vá encontrando as respostas ao passo em que você organiza as suas finanças.

Se você já possui 1 imóvel, em seguida procure saber quanto você gasta por mês e por ano com esse imóvel. Adquire a isso impostos, seguros, taxa e tudo mais que envolve a aquisição de um imóvel para se planejar.

No final, a pergunta que não quer calar é: depois de tudo isso, o que está sobrando no final do mês? Você está confortável com o dinheiro que sobrou?

Organize suas finanças e descubra se você tem condições de encarar uma compra nesse momento.

#2. Guarde dinheiro para a entrada antes de comprar imóvel

Independente de você comprar um imóvel via financiamento, consórcio ou à vista, você vai precisar juntar dinheiro. Primeiramente, porque quando o comprador dá parte do valor do imóvel de entrada ele consegue melhores condições de financiamento.

Por outro lado, se você quer comprar imóvel à vista, vai precisar focar em engordar a sua poupança para poder fazer isso o quanto antes.

Por isso, se você não conseguir dar 20% do imóvel como entrada no financiamento, é melhor esperar para comprar depois. Isso pode parecer difícil, uma vez que os imóveis estão em alta. Mas essa é a melhor maneira de assegurar que você terá as melhores condições de crédito e financiamento.

A chave para ter um orçamento adequado é ter o dinheiro não apenas para pagar o valor do financiamento (ou do imóvel, à vista), mas também uma reserva de caixa em cima disso, para evitar surpresas.

Qualquer pessoa que tenha comprado um imóvel sabe o quanto é caro isso. Custa dinheiro morar, comprar móveis, fazer reparos, e se manter. Não guarde apenas o suficiente, você precisa de mais do que o suficiente para ficar bem.

#3. Veja se você possui as pré-qualificações para o financiamento

Grande parte das compras de imóveis são feitas via financiamento bancário. Por conta disso, é muito importante você garantir que tem acesso ao crédito para a compra do imóvel.

A melhor maneira de fazer isso é conversando com o seu gerente, explicando o que você pretende fazer, como pretende pagar e o valor que pode dar de entrada. Dessa maneira, você consegue saber quanto o seu banco pode disponibilizar para você para comprar o seu imóvel.

Quando você sabe quanto tem pré-aprovado no banco, ou quanto consegue de financiamento para comprar seu imóvel, pode simplesmente se planejar em cima disso e, buscar seu novo imóvel.

Com isso em mente, sua busca vai ficar mais fácil e, vai ser possível comprar imóvel mais rápido e sem sustos.

Parta para a compra

A organização é imprescindível antes da compra de um imóvel. Primeiro, porque é preciso saber se você pode pagar pelo imóvel, seja via financiamento ou à vista. Além disso, é preciso que você tenha uma pequena reserva financeira para os trâmites legais.

Quando você já sabe que pode pagar por um imóvel e, que tem dinheiro suficiente para dar entrada, pagar taxas e demais custos, está pronto para saber sobre o seu crédito

Fonte: Proprietário Fiel

Compartilhe: