Grupo Conserpa Enger

Como sair do aluguel e comprar seu apartamento

aluguelPara muitas pessoas, pagar um aluguel e sustentar algo que não faz parte de seu patrimônio é uma ideia da qual esperam escapar o quanto antes. Por isso, há o desejo de muitos em sair do aluguel e finalmente comprar um apartamento próprio.

Veja como você pode fazer isso de forma segura e com muito mais responsabilidade, sem que corra riscos de que sua iniciativa dê errado!

Não fuja de seu perfil de comprador

Você deve prestar atenção às suas demandas e no seu limite de renda, para que não venha a se comprometer com um valor que não poderá pagar, nem com um imóvel que não se mostre adequado para sua rotina e atividades diárias.

Não se deixe encantar somente com as ofertas e benefícios dos anúncios, mas pesquise bem a localização, a infraestrutura do bairro e outros aspectos que lhe mostrem que o apartamento é verdadeiramente ideal para atender às suas necessidades e de sua família. Estude ainda os limites de parcelas e quais os valores que sua realidade financeira pode assumir.

Economize nos gastos desnecessários

O mais recomendado é que você junte o máximo de dinheiro possível para dar de entrada e com isso diminuir a quantia que será dividida em parcelas de financiamento. Logo, vale a pena cortar os gastos desnecessários durante um período e tentar juntar pelo menos algo em torno de 30% a 40% do valor total do empreendimento.

Compre imóveis na planta

Comprar imóveis na planta significa que você se envolverá com valores menores do que faria com imóveis já construídos ou usados, mas você terá que esperar dois ou três anos, às vezes mais, para receber seu imóvel prontinho.

Ou compre imóveis usados

Os imóveis usados são opções mais em conta do que aquelas edificações já prontas para morar. Neste caso, o ideal é pesquisar bastante entre os imóveis disponíveis, para estudar quais os bairros mais interessantes para suas demandas e perfil, bem como a faixa de preços que cabe no seu bolso.

Examine a documentação do imóvel

O Registro de Imóveis e o memorial descritivo do empreendimento guardam as características do que se pretende erguer na construção. Por isso, você deve ter acesso facilitado a essa documentação, para verificar as dimensões, os materiais usados e os demais aspectos.

É importantíssimo que você aprenda com essas dicas e fique precavido em relação à compra de seu primeiro imóvel. Só assim você vai parar de perder dinheiro com o aluguel e dar início à construção de seu patrimônio imobiliário.

Fonte: Precon

Compartilhe: