Grupo Conserpa Enger

Cozinha grande ou compacta? O que é melhor?

640x480-39448d446f64d9e8e476fb6771a2e60dO tamanho da cozinha um dos itens importantes no momento de planejar a construção de uma casa, afinal é um dos cômodos de maior utilidade na casa. Embora o padrão da vida moderna nos tenha levado a certo afastamento da cozinha, mas para muitas famílias ela ainda é de vital importância. Desta forma o tamanho da cozinha é um item que precisa ser discutido avaliado com bastante cuidado para que as a sua utilização seja proveitosa atenda às necessidades que a família terá.

Antes de fazer o projeto para construção da nossa casa tinha uma semente de comprar uma casa apronta uma apartamento, com isso visitamos muitos imóveis o que nos deu algumas ideias sobre como deveria ser a cozinha é o seu tamanho. Chegamos à conclusão que uma cozinha teria de ser pequena o suficiente para cozinhar ou grande o suficiente pra fazer tudo ali.

Cozinha pequena

As cozinhas pequenas ou compactas estão na moda atualmente e é fácil você perceber isso olhando para os modelos de apartamentos, por exemplo, que estão sendo lançados agora. Na verdade elas são tão pequenas  que servem apenas para uma pessoa ficar ali para cozinhar e utilizar os eletrodomésticos que fica ali, transferindo para sala de jantar a movimentação das pessoas e a mesa para almoçar e jantar, por exemplo. Essa ideia tem sido replicada também para casas e no primeiro momento foi a ideia que eu defendi e achei bastante proveitosa para você separar bem as funções dentro da casa. Então no primeiro momento a ideia de uma cozinha pequena era a melhor.

Cozinha grande

Mas uma coisa é você ver uma cozinha pronta e com os móveis devidamente planejados ali, outra coisa é você conceber a ideia em um projeto seu e conciliar isso com a cultura que temos do uso de cozinhas maiores. Esta dificuldade ficou bastante evidente no nosso caso e mesmo que começando uma planta com uma cozinha compacta, frequentemente ocorria alterações e a consequência disso sempre era o aumento do tamanho dela para abrigar esse ou aquele móvel.

A tendência natural era partir para uma cozinha grande onde pudesse ter todos os móveis como fogão, geladeira, armários, mesa de jantar, entre outros. Mas essa ideia também não era necessariamente a melhor, já que a separação de cozinha com sala de jantar era uma característica que minha esposa gostaria de manter.

Conclusão

O tamanho final resultou em algo nem tão grande nem tão pequeno, mas ainda sim com a separação de cozinha e sala de jantar. Ficou claro que não é fácil dizer o que é o melhor, muito menos planejar espaço responder de forma eficiente qual é o melhor. É necessário analisar cada caso necessidade que a família terá por isso sim é possível chegar a uma conclusão mais realística. Embora eu ainda penso que é uma cozinha compacta seja melhor.

Fonte: Casa Dicas

Compartilhe: