Grupo Conserpa Enger

Mantega anuncia título para financiamento imobiliário

2O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a criação de um novo título para as instituições financeiras que oferecem financiamento imobiliário. O novo papel será chamado de Letras Imobiliárias Garantidas. Segundo Mantega, o novo papel permitirá que os bancos com carteira imobiliária tenham funding adicional. Mantega explicou que esse papel terá mais garantias dos que os outros títulos que estão em circulação do mercado. Isso porque, informou ele, o banco emissor dará garantia patrimonial.

“Os papéis vão criar  um funding adicional para o mercado de credito imobiliário para atrair investidores estrangeiros, que gostam desses tipo de papel, que são conhecidos de cover bonds”, afirmou. “Eles têm aquele sistema de patrimônio de afetação. Uma parte do patrimônio respalda essas títulos.”

Mantega informou que esse novo papel será isento do Imposto de Renda (IR), mas terá cobrança do IOF. O ministro insistiu que é um título de médio e longo prazo e prazo médio (duration) acima de dois anos.

Fonte: Diário do Grande ABC

 

Compartilhe: