Grupo Conserpa Enger

Financiar é melhor que alugar

ID-10030595-300x199

A decisão de comprar ou alugar um imóvel depende geralmente dos projetos pessoais de cada um. A compra de um imóvel é um projeto de médio/longo prazo. Portanto, se você tem a intenção de continuar morando em sua cidade,financiar a casa é uma alternativa melhor do que continuar alugando. Afinal de contas, você estará investindo em um bem que lhe pertence, construindo assim o seu patrimônio.

Hoje, se você financiar 70% do valor do apartamento onde reside (350.000 reais) pela tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), a parcela mensal inicial de será de aproximadamente R$2.200,00, lembrando que as parcelas são decrescentes ao longo dos anos. Consideramos uma idade de 35 anos, um prazo de 420 meses para amortização e taxa média de 9% ao ano. Esse valor de parcela mensal equipara-se a um aluguel com a vantagem de estar pagando algo próprio e com seguro, caso algo inesperado aconteça. É uma segurança para a família.

Outra vantagem de financiar a compra de um imóvel é que você poderá comprar um bem agora, sem se descapitalizar totalmente. O imóvel poderá valorizar no decorrer dos próximos anos e aumentar assim o valor do seu patrimônio pessoal. Se um imóvel que hoje vale 350.000 reais valorizar 5% ao ano nos próximos 10 anos, ele poderia ter um valor de mercado de mais de quase R$600 mil reais transcorrido esse prazo e o valor das parcelas mensais e saldo devedor estariam bem menores.

E caso você tenha relacionamento com o banco, conta-salário e ser funcionário público as taxas de financiamento são ainda melhores.

Além disso, você pode ir amortizando seu financiamento e terminar de pagá-lo antes do prazo, o que economizará os juros pagos ao banco.

Compartilhe: