Grupo Conserpa Enger

Gesso Acartonado – Drywall: Usos e vantagens

O gesso acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Possui resistência à compressão e à maleabilidade, oferecendo, também, praticidade, rapidez e versatilidade na elaboração e execução dos projetos, assim como proporciona poucos resíduos ao final da instalação.

Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento.

drywallOnde pode ser Utilizado?

O gesso acartonado vem sendo muito utilizado pelos profissionais da engenharia, arquitetura e interiores. Conheça os usos mais comuns:

– Como parede, substituindo as de alvenaria
– Criação de divisórias
– Criação de painéis
– Execução de projetos de forro (teto rebaixado e sancas), que consequentemente estão ligados à execução de projetos luminotécnicos.
– Fabricação de móveis
Além de todas estas formas de utilização, o gesso acartonado também permite receber pregos e parafusos, podendo ser cortado, inclusive em formas curvas.

Vantagens

O gesso acartonado traz muitas vantagens tanto para construir, reformar, como para decorar:

Obra

– Em alguns casos é possível reduzir o custo da obra ao utilizar o gesso acartonado
– É um material leve, rápido e fácil de ser instalado
– Adaptável a diversos tipos estrutura: aço, concreto ou madeira
– Permite a redução de cargas nas fundações e estruturas: quando utilizado como paredes e forros

Instalação

– Permite instalações elétricas, hidráulicas e de telefone no interior das paredes
– Permite que o interior das paredes receba isolantes térmicos e acústicos.
– Permite instalar televisores, prateleiras e outros objetos em sua superfície

Acabamento

– Possibilita a criação e execução de projetos ousados
– Aceita sobre sua superfície outros materiais de revestimento: cerâmica, pastilha de vidro, papel de parede, tecidos, tinta acrílica, tinta PVA e texturas

Desempenho

– Elevada resistência ao fogo
– Apresenta bom desempenho térmico e acústico (equivalente ao de uma parede de alvenaria de meio tijolo)

Modelos e Medidas

É possível encontrar placas de gesso acartonado em diferentes tamanhos e espessuras, que atendem às diferentes necessidades de uso. As medidas podem variar conforme o fabricante, portanto, as medidas aqui apresentadas são uma média dos produtos que estão no mercado.

Medidas

– Espessuras: 10 mm, 13 mm, 15mm e 18 mm
– Largura: 60 cm e 120 cm
– Comprimento: 200 cm, 240 cm, 250 cm, 280 cm e 300 cm

Escolha o modelo conforme a necessidade de uso

Chapa Standard – ST (cor cinza) = para uso geral, utilizada em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas. Indicada para ambientes internos, não deve ficar exposta ao relento e ação do tempo.

Chapa Resistente à Umidade – RU (cor verde) = utilizada em áreas molhadas, como: banheiros, cozinhas, áreas de serviços e lavanderias. As chapas de gesso apresentam silicone na composição, o que trará maior resistência à umidade. Mas as chapas não podem entrar em contato com a água, pois infiltrações danificarão o gesso.

Chapa Resistente ao Fogo – RF (cor rosa) = utilizada em saídas de emergência e em áreas enclausuradas, como: escadas e corredores. O gesso é um material que naturalmente resiste ao fogo e para garantir mais eficiência, as chapas RF apresentam na composição retardantes de chama.

Chapa para Áreas Externas – Chapa Cimentícia = conhecida como Drywall Externo. A junção das placas deve ser feita com material compatível, isto é, que seja resistente à umidade e à chuva. Desta forma, nunca utilizar juntas de uso interno para áreas externas.

Chapa de Alta Dureza

Chapa Flexível – para obter superfícies curvas

Chapa Perfurada – para absorção acústica
Obs: As chapas Standart ou RU, mesmo que recebam boas camadas de impermeabilização, não devem ser utilizadas em áreas externas. A durabilidade será reduzida e exigirá muita manutenção.

Fonte: Forum da construção

Compartilhe: