Grupo Conserpa Enger

Posso ter um bicho no apartamento? Conheça as leis

dog-617041_640A lei permite animais em apartamentos. Porém, o dono tem que seguir algumas normas. Conheça seus direitos e deveres

É permitido

– Animais em apartamentos
Diversos condomínios não permitem bichos. Porém, este tipo de proibição é ilegal. “A Constituição assegura o direito de manter animais domésticos em apartamento, desde que os direitos dos outros moradores sejam respeitados”, ensina Ana Rita Tavares, advogada da ONG Terra Verde Viva.

– Transitar pelo elevador de serviço
Mas só com a guia bem curta, para evitar que o animal se aproxime das pessoas.

– Passear no jardim do prédio
Isso, é claro, se ele não estragar as plantas nem cavar buracos.

– Receber visitas que tragam seus animais
É ilegal impedir a entrada de outro cão ou gato tanto no edifício quanto na sua casa. Alerte seus amigos de que as regras para bichos “moradores” também valem para bichos “visitantes”.

Não é permitido

– Sujar as áreas comuns
Recolha cocôs e limpe xixis em qualquer área comum. Alguns prédios obrigam a carregar o bicho, mas essa exigência é ilegal: nem todos aguentam fazer isso, caso de crianças e idosos.

– Latir e uivar
Vez ou outra, tudo bem, mas se ele bota a boca no mundo sempre que você sai de casa, os vizinhos têm direito, sim, de reclamar.

– Deixar o bichano sair
Mesmo que more no primeiro andar, coloque tela nas janelas. Isso evita que o gato caia por acidente ou vá parar no vizinho.

– Barulho da unha no piso
Para não incomodar o vizinho do apartamento de baixo, mantenha as unhas do totó aparadas ou coloque tapetes para abafar o som.

Vá atrás dos seus direitos

Seu bicho não incomoda ninguém, mas estão fazendo pressão para você tirá-lo do apartamento? Você pode requerer uma liminar no juizado especial cível ou em qualquer vara cível, para ter assegurada a guarda do seu animal.

Fonte: Mdemulher

Compartilhe: