Grupo Conserpa Enger

Quais os fatores que influenciam o preço de imóveis

4-IMG_3197Ao comprar ou vender um imóvel qualquer é comum a discussão em torno do preço do imóvel. Quem já vendeu sabe que muitos compradores se assustam com o preço, enquanto que outros não e acabam comprando o imóvel. Quem já comprou sabe que existem casos que você dá risada quando vê o preço do imóvel e em outros casos acha coerente o preço e acaba comprando. Mas quais são os fatores que influencia no preço dos imóveis?

Esta pergunta não pode ser respondida satisfatoriamente, visto que como explicado acima, as pessoas tem reações diversas e cada um pode avaliar um fator diferente do outro, mas de uma maneira geral é possível fazer uma pequena lista de fatores que podem sim influencia no preço de uma casa, apartamento ou outro tipo de imóvel.

 

Localização

A localização é provavelmente a que mais influencia no preço, afinal se o lugar é bom a casa nem precisa ser tão boa assim, afinal o imóvel pode ser reformado, modificado e adaptado às necessidades da pessoa que está comprando.

Vizinhança

Outro fator de grande importância, especialmente para imóveis residenciais é o tipo de vizinhança que ele tem. Muitos podem não observar isso, mas ele é levado em conta sim, afinal que quer morar ao lado de um bar barulhento e super movimentado? Ou quem sabe ao lado de um salão de festas que fica até altas horas em movimento? Ou ainda ao lado de uma empresa que emite barulho ou mal cheiro?

Rua

A rua também influencia, pois em ruas e avenidas muito movimentadas não é o melhor lugar para morar, especialmente nas avenidas de trânsito rápido. Pense como um pai ou uma mãe avaliaria este imóvel pensando em suas crianças na rua?

Idade do imóvel

A idade do imóvel pode ser um fator para reduzir o preço de uma casa ou apartamento, afinal as construções mais antigas tende a ter mais problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros.

Planta

A planta da casa ou do apartamento também é um importante fator. Casas com 3 dormitórios tende a ser mais valorizada do que com 2 dormitórios. Garagem para dois carros valoriza mais do que uma casa com apenas uma vaga e assim por diante.

Acessórios

Acessórios como armários embutidos e cozinhas planejadas também são ótimos fatores na valorização do imóvel. Normalmente esses acessórios são planejados e levam em conta a planta do imóvel adequando conforto e espaço aos cômodos.

Acabamento

Também pode influenciar muito no preço o acabamento de uma casa, como tipo de piso, revestimento e pintura nas paredes, portas e janelas, entre tantos outros elementos que compõe o acabamento de uma casa ou apartamento. Esses itens na construção podem corresponder a uma boa parcela dos custos que são destinados a construção da casa e quando bem feitos causam boa impressão no imóvel influenciando positivamente o valor do mesmo.

 

Fonte: Casadicas

Compartilhe: