Grupo Conserpa Enger

Veja dicas para economizar energia elétrica em casa

Consumidor pode adotar as seguintes medidas para se prevenir de uma conta de luz ainda mais cara

economizando-energia

1 – Luz de LED

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED.

2 – Stand-By

Evite deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by (modo de espera). Tire da tomada aparelhos como DVD, videogame e computador quando não os estiver utilizando.

 

3 – Adaptador de Tomada

Evite o uso de adaptadores de tomada. O acúmulo de aparelhos numa mesma tomada pode causar aquecimento e aumentar as perdas elétricas.

 

4 – Chuveiro elétrico
O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia. Evite utilizá-lo no horário de pico, das 18h às 21h, quando o uso da carga de energia é maior.

 

5 – Geladeira

Ao lado do chuveiro, a geladeira é o eletrodoméstico que mais consome energia. Entre as dicas de uso, certifique-se de não utilizar a parte traseira para secar panos ou roupas e descongele-a regularmente, para evitar camadas de gelo, que aumentam o consumo de energia. Também não deixe a geladeira próxima ao fogão, porque um aparelho atrapalho o funcionamento do outro.

 

6 – Iluminação interna

Na hora de pintar as paredes, cores claras devem ajudar a ter economia de energia, porque refletem melhor a luz, o que diminui a necessidade do uso de lâmpadas.

 

7 – Procel

Opte por eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel. Segundo o Inmetro, aparelhos indicados com o selo apresentam melhor desempenho quanto ao consumo de energia.

 

 

Compartilhe: